Adeguimar Arantes

SOBRE

O privilégio de conviver com a arte nasceu na infância da designer, graças ao convívio amoroso e atento com o pai, exímio artesão de metais. “Há 52 anos, foram as brincadeiras vivenciadas nesse ambiente que me proporcionaram os primeiros ensaios artísticos supervisionados por meu mestre. Na juventude, entendi que tipo de profissional gostaria de ser e foquei meus estudos apenas na joalheria, o que possibilitou minha fixação no mercado desde então. A força dessa experiência serviu de incentivo para minha carreira.”
Uma joia Adeguimar Arantes é resultado de pesquisa mínima de dois anos para a criação de conceitos, imagens e projetos registrados de forma individual. Cada peça é totalmente produzida no Brasil e nenhuma deixa o ateliê sem a participação direta da artista. Muitas são feitas a quatro mãos, numa sintonia e parceria perfeita com seu marido, Wilson Moura, ourives e escultor principal da marca. Algumas joias exigem de quatro a seis meses, da fase de concepção até a finalização. Cada anel, brinco, bracelete tem uma história e ganha alma a partir do momento em que essa pequena obra de arte é assinada pela designer. Essa experiência singular dá à cliente a oportunidade de possuir uma joia única, irrepetível.
A natureza inquieta da artista tornou-a pioneira em muitas frentes. Adeguimar Arantes foi a primeira designer a usar metais reciclados, a primeira a ter uma pop store num brechó paulistano e a única que criou um sistema de leasing de joias no Brasil, um exclusivo clube de clientes.
Se explicação há para criatividade, pode estar numa pequena palavra, de grande significado: afeto. Do mesmo modo que ama seu trabalho, ela ama pessoas e causas.
Da forte sensibilidade e da observação amorosa, a artista extrai a síntese de seu trabalho contemporâneo. “Investi anos na busca de meu melhor resultado até hoje, uma joia valiosa, porém SEM liquidez.” É seu modo de combater a violência crescente. “Só sei pensar minha arte como uma forma de promover o bem, seja para quem usa a joia ou a contempla.”

Adeguimar Arantes

Joalheira desde 1985 Designer de Jóias desde 1990

FORMAÇÃO

Formada pelo Centro de Gemologia de Goiás. Cursos: Joalheria, Design de Jóias e História da Joalheria

PRÊMIOS

Prêmio Top 100 de Artesanato em Jóias, 2006/2008 + 2009/2011 + 2012/2014 SEBRAE Prêmio Mulher Empreendedora (GO), 2006. SEBRAE-GO

EXPOSIÇÕES

Ver Principais

CANTINHO DE MIMAR

Quase família…